DIOSCOREACEAE

Dioscorea bradei R.Knuth

Como citar:

Raquel Negrão; Rodrigo Amaro. 2017. Dioscorea bradei (DIOSCOREACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

10,918 Km2

AOO:

24,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie nativa, endêmica do estado do Rio de Janeiro, coletada apenas no município de Itatiaia, no PARNA de Itatiaia (Brade 17479).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2017
Avaliador: Raquel Negrão
Revisor: Rodrigo Amaro
Critério: B2ab(ii,iii,iv)
Categoria: EN
Justificativa:

Liana terrícola restrita ao Parque Nacional do Itatiaia, município de Itatiaia, com especificidade de hábitat em estreita faixa altitudinal entre 800 m e 1200 m e em áreas bastante úmidas, situadas próximo aos rios da região (Couto, com. pess.). Assim, a espécie apresenta distribuição restrita com AOO=20 km² e duas situações de ameaça considerando as ameaças incidentes na Unidade de Conservação. São ameaças para a espécie no Parna Itatiaia o turismo como atividade intensa e, muitas vezes, descontrolada, gerando degradação do ecossistema pela expansão da largura de trilhas e erosão do solo (Barros, 2003) e o aumento da frequência de incêndios na região (Aximoff, 2007). Considerando que a maioria dos registros de ocorrência da espécie é antiga, havendo apenas um recente, de 2010, para uma das localidades do Parna, estima-se declínio contínuo da AOO, qualidade do hábitat e de subpopulações.

Último avistamento: 2010
Quantidade de locations: 2
Possivelmente extinta? Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Repert. Spec. Nov. Regni Veg. 42: 177. 1937

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: liana
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Densa
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane Forest
Detalhes: Liana, terrícola, ocorrendo em Floresta Ombrófila, na Mata Atlântica (Kirizawa et al., 2014). A espécie ocorre somente na parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia, sempre em áreas bastante úmidas, próxima aos rio da região (Couto, com. pess.).
Referências:
  1. Kirizawa, M.; Xifreda, C.C.; Couto, R.; Araújo, D. 2014. Dioscoreaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB7375>. Acesso em: 17 Abr. 2015

Reprodução:

Detalhes: A espécie é polinizada por pequenas moscas e tem suas sementes aladas dispersas pelo vento a distâncias relativamente próximas a planta mãe (Couto com. pess.). Coletada em flor nos meses de fevereiro (J.M.A.Braga 2133), março (Guedes 2539), abril (Occhioni 1304) e maio (Fraga 2882).
Fenologia: flowering (Fev~May)
Síndrome de polinização: entomophily
Dispersor: Espécie com sementes aladas dispersas pelo vento a distâncias relativamente próximas da planta mãe (Couto com. pess.).
Polinizador: A espécie é polinizada por pequenas moscas (Couto, com. pess.).

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.2 Ecosystem degradation 1.3 Tourism & recreation areas locality,habitat,occupancy,occurrence past,present,future local high
O turismo no Parque Nacional do Itatiaia é uma atividade intensa e muitas vezes, descontrolada, geradora de uma série de impactos ambientais como apontado no estudo de Barros (2003), como a expansão excessiva da largura de trilhas e a erosão do solo.
Referências:
  1. Barros, M.I.A. De, 2003. Caracterização da visitação, dos visitantes e avaliação dos impactos ecológicos e recreativos do planalto do Parque Nacional do Itatiaia. Piracicaba, SP 121.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.2 Ecosystem degradation 7.1.1 Increase in fire frequency/intensity locality,habitat,occupancy,occurrence past,present,future regional high
O Parque Nacional da Itatiaia sofre com a ocorrência de incêndios excessivos prejudiciais ao parque e à conservação e manutenção da biodiversidade da área, como apontado no relatório técnico de Aximoff (2007).
Referências:
  1. Aximoff, I., 2007. Impactos do fogo na vegetação do Planalto do Itatiaia. Relatório Técnico. Parq. Nac. Itatiaia. ICMBio/MMA.

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1 Land/water protection on going
A espécie ocorre no PARNA de Itatiaia (Brade 17479).